“Termino o livro e fecho o computador sabendo que, por mais que os escritores escrevam, os músicos componham e cantem, o essencial não tem nome nem forma: é descoberta e assombro, glória ou danação de cada um." (LYA LUFT)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tempo de Travessia (Pessoa)

Já dizia, sabiamente, Fernando Pessoa:

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

         Mais uma vez, ele tem toda a razão. Realmente, chega um tempo em que precisamos abandonar velhos (maus) hábitos, antigo costumes que nada acrescentam de positivo às nossas vidas. São aqueles costumes que geralmente nos impedem de avançar ,de seguir em frente. São aquelas pessoas às quais nos apegamos, mas que nos impedem de crescer ou de sermos realmente felizes. São aquelas escolhas erradas que fazemos e que nos levam para onde não gostaríamos de estar, tornando-nos seres frustrados, arrependidos, desestimulados.
          É necessário coragem e força de vontade para sermos capazes de deixar tudo para trás e seguir novos caminhos, pois, por mais que escolhas erradas tenham nos levado para o sentido oposto ao que queríamos chegar, sempre há um novo caminho a ser trilhado. 
         É preciso encarar o novo, o inesperado, o duvidoso, pois, se não o fizermos, seremos condenados à condição de espectadores de nossas próprias vidas, de nossos próprios destinos, enquanto a um vencedor cabe atuar no palco da vida, ser protagonista, atuante e perseverante em suas lutas diárias.

Rafaela Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário